Origem

A Igreja Presbiteriana de Sulacap consiste em comunidade existente no bairro que a denomina (Sulacap) há mais de vinte anos, desde a sua organização, ocorrida no dia 29 de Abril de 2000. No entanto, a história desta comunidade é bem mais antiga, datando do início da década de 1980, fruto da visão e dos esforços iniciais do Rev. Moyses da Rocha, quando pastor-efetivo da Igreja Presbiteriana de Marechal Hermes, juntamente com algumas famílias que ali congregavam.
Localização da Igreja
Considera-se Jardim Sulacap, de modo geral, um dos melhores bairros para se residir na Cidade do Rio de Janeiro. O bairro possui localização privilegiada, situando-se entre a s regiões de Realengo, Madureira e Taquara, caracterizado por seu aspecto bucólico, com predomínio da natureza e ambiente residencial.
Segundo dados do IBGE (Censo 2000), a renda média das famílias que residem no bairro é de 5,9 salários mínimos e o índice de alfabetização dos moradores é de 97,9%. Além disso, o bairro é habitado por uma boa quantidade de militares, tanto federais quanto estaduais, com destaque para a Força Aérea Brasileira, que possui uma vila residencial que abriga vários combatentes que servem na Base Aérea do Campo dos Afonsos.
Nos últimos anos, o bairro tem experimentado grande crescimento urbano, contando com a presença de comércio, indústria e serviços. O bairro conta com uma biblioteca municipal, ciclovia, praças esportivas, casas de shows, um Shopping Center, um reconhecido cemitério, denominado Jardim da Saudade, bem como a Academia de Polícia Militar Dom João VI, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
Apesar de todas essas qualidades, Jardim Sulacap é um dos bairros cariocas que mais desafiam a obra missionária. Seus habitantes, em geral, possuem mentalidade global, pós-moderna e secularizada, sendo em boa parte pessoas que abandonaram ou nunca tiveram uma vivência cristã genuinamente edificada no Evangelho de Jesus Cristo.